Conheca os Benefícios e Malefícios da Ingestão de Álcool

Saiba o que o álcool pode causar em seu organismo
Fim de semana chegando, bate aquela vontade de fazer um happy hour com os amigos e tomar aquele choppinho gelado! Mas será que a bebida alcoólica é tão vilã como a maioria das pessoas pensam? Vamos esclarecer.

O EXCESSO É O GRANDE VILÃO
Todo excesso nos faz mal. Comida e bebida alcoólica em excesso, até mesmo exercícios físicos e a ingestão de água em excesso são prejudiciais a saúde. Ao contrário do que muitos pensam, beber muita água (acima de 2 litros por dia o que é recomendado pelos médicos) incha! Isso mesmo causa retenção de líquido.
Eliminamos boa parte da água que consumimos pelo suor e urina, no entanto, a água que o organismo não é capaz de eliminar, fica retida em nosso corpo. Portanto, você que acredita que quanto mais liquido ingerir, menos inchado ficará, esqueça. Tome a quantidade recomendada diariamente, e isso fará com que seu organismo funcione da maneira correta.

BENEFÍCIOS DA BEBIDA ALCÓOLICA
Segundo o Dr. Dráuzio Varela, os mecanismos que podem explicar as ações benéficas do álcool são:
1) Consumidores de quantidades moderadas de álcool apresentam níveis de HDL (“o colesterol protetor”) 10% a 20% mais altos do que os abstêmios;
2) A presença de álcool na circulação interfere com os mecanismos de coagulação do sangue, aumentando o tempo de coagulação. Com o sangue menos coagulável, haveria mais dificuldade para a formação de trombos nas artérias coronárias;
3) Beber moderadamente pode reduzir a probabilidade de infarto indiretamente, ao diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, aquele que costuma se instalar na vida adulta.

MALEFÍCIOS CAUSADOS AO CORPO DEVIDO AO CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL
O consumo excessivo de álcool está relacionado a diversas doenças, tais como hepatite alcoólica cirrose, gastrite, pancreatite, perda de sensibilidade no corpo, alteração dos reflexos, miocardiopatia entre outras.
O alcoolismo é uma doença grave. O indivíduo que cai no vício, geralmente perde a noção do certo e errado, e muitos são erradicados do convívio familiar. Alguns sofrem de amnésia, perdem o controle sobre suas ações e palavras, e no dia seguinte sequer se lembram do acontecido. A perda do apetite também é um fator comum, e o doente passa a substituir as refeições por álcool, prejudicando e deteriorando sua saúde.

EFEITOS COLATERAIS
• Dor de cabeça, enjôo, olheiras e mal estar. Estes são alguns dos sintomas de quem exagera no consumo de bebidas alcoólicas e no dia seguinte acorda com ressaca;
• A bebida também pode prejudicar a boa forma, pois muitas delas são calóricas;
• Um dos efeitos colaterais da bebida alcoólica é o efeito diurético. O corpo vai precisar de mais água para filtrar o álcool no organismo causando desidratação.

O importante na vida é manter o equilíbrio, evite o consumo de álcool todos os dias , e quando o fizer, beba 1 copo de água para 2 copos de bebida. Hidrate- se e beba com moderação.